Outros Textos‎ > ‎

1 - Em Português

*******************************

Título:

Fonte: BBC Brasil (2014)

*******************************

Título:

Fonte: BBC Brasil (2014)

*******************************

Título:
Mercados de Previsão

Autor:
João José de Farias Neto

Ano: 2010

Proposta de aplicação de Mercados Preditivos no processo decisório da Força Aérea Brasileira (FAB). Trabalho apresentado no X Workshop do Instituto de Estudos Avançados, 2010, São José dos Campos. Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento - IEAv.

Acesse o texto completo aqui!  (ver página 124)

*******************************

Título:
O que pensar dos Mercados Preditivos?

Autor:
Zdenek Pracuch

Ano: 2009

"... Nossos empresários ainda não apreenderam usar a ferramenta básica, que é a pesquisa de mercado e, já estamos sendo pegos de surpresa com nova modalidade de pesquisa de mercado que é o estudo preditivo dos mercados."


*******************************

Título:
Mercados Preditivos: uma ferramenta essencial para vencer em mercados altamente competitivos

Autora: 
Daniela Ramos Teixeira (consultora e palestrante nas áreas de Estratégia, Desenvolvimento de Negócios e Inteligência Empresarial)

Ano: 2008

"Mercados altamente competitivos e dinâmicos, como TI e Telecom, deveriam utilizar mais as técnicas de Forecasting. Surpresas desagradáveis poderiam ser evitadas com redução de riscos e maior assertividade das áreas de negócio, principalmente, com a aplicabilidade da ferramenta Mercados Preditivos." 


*******************************

Título:
Mercados Preditivos – o novo aliado das corporações

Autor: 
Bruno Butilhão Chaves

"... Assim, no contexto apresentado acima, surge uma ferramenta inovadora no auxílio à tomada de decisões estratégicas, tanto no setor público quanto no privado: o Mercado Preditivo. Também conhecido como Mercado de Informações e originalmente utilizado no mercado financeiro, os Mercados Preditivos (em inglês Predictive Markets) foram recentemente popularizados no livro “Wisdom of Crowds”, de James Surowiecki, e começa a ser introduzido amplamente nas grandes empresas."


*******************************

Título:
A influência dos Mercados Preditivos no mundo corporativo

Autores:
Alex Sanghikian e Bruno Butilhão Chaves

"... desde meados dos anos 90, algumas empresas têm feito uso de uma ferramenta que tem como característica a união da opinião dos funcionários aos objetivos de forecasting. Batizada de Mercados Preditivos, ou Mercados Futuros, esse instrumento aparece como um dos mais precisos na atualidade para auxílio à tomada de decisões, segundo dados de empresas líderes de seus segmentos, como Google e General Electric. Embora ainda incipiente, a utilização dessas ferramentas no mundo corporativo tem sido cada vez mais aderida pelas companhias para os mais diversos fins. Esses exemplos serão discutidos de forma mais ampla adiante."


*******************************